1.

Qual a tua filosofia?

Sou muito descontraída, mas profissional ao mesmo tempo. 

Gosto que as pessoas sejam quem elas são e acredito no genuíno e verdadeiro. No entanto, sei que no final do dia querem também fotografias bonitas, por isso gosto de ajeitar o vestido, o cabelo e alguns detalhes quando o momento é propício. 

Acredito que deva existir um equilíbrio entre o genuíno e o visualmente bonito. Tanto que no próprio dia haverão momentos diferentes que proporcionarão cada uma destas características, claro.

Sou uma pessoa extrovertida e muito amigável, por isso acredito numa relação de amizade e não de cliente. Gosto de conhecer as pessoas por aquilo que elas são e não pelo que aparentam ser. 

Caso se trate de um casamento, na reunião onde nos encontramos gosto de partilhar um pouco sobre mim e também de saber sobre a vossa história, sobre quem são, os vossos gostos, paixões, e tudo aquilo que for importante para vos conhecer e vocês a mim. 

Afinal de contas se vamos partilhar o dia mais importante nas vossas vidas, não vão querer um desconhecido no vosso casamento :)


Fotografas só casamentos?

Não. Sou uma fotógrafa que aprecia qualquer tipo de fotografia. Por isso gosto e fotografo também famílias, batizados, sessões de namoro, sessões individuais, editoriais, gravidez, festas de aniversário, eventos, despedidas de solteira, produto, etc. 

Caso tenham uma ideia para uma sessão que fuja das descrições acima, é também muito bem-vinda! Basta enviar um e-mail ou ligar para o meu número para falarmos um pouco sobre a ideia para vos aconselhar o melhor que conseguir.

2.


3.

Que tipo de fotografias fazes no decorrer do dia de casamento?

Faço um pouco de tudo. Desde fotografia de produto (bouquet, anéis, sapatos, convites, detalhes importantes, etc), até de arquitetura (fotografias do local) e paisagem, decoração, retratos dos convidados, momentos genuínos e fotografias de família (caso os noivos não queiram, podem mencionar na reunião).


4.

Utilizas digital ou analógica?

Sou uma fotógrafa híbrida, ou seja, utilizo os dois meios, dependendo do tipo de trabalho que faço. Mas tenho preferência pelo analógico, não só pelo resultado final (as cores, a forma como capta a luz), mas também porque me torna uma melhor fotógrafa, mais atenta a cada disparo que faço. O facto de não ter o visor para verificar se a fotografia ficou corretamente tirada, obriga-me a concentrar-me mais durante o dia-a-dia o que acaba por resultar em fotografias de maior qualidade e no meu melhor trabalho. Por isso, sempre que tenho possibilidade utilizo analógico.


Entregas todas as fotografias tiradas no dia de casamento? E quantas entregas?

Não entrego todas, todas. Faço sempre uma escolha e deixo as que não ficaram bem (olhos fechados, desfocadas sem querer, tremidas, etc) de fora. E a quantidade de fotografias entregues depende muito do casamento em si. Mas posso dar uma estimativa de cerca de 700 - 1000 fotografias. Poderão ser menos ou mais.

5. 


E se quisermos imprimir mais fotografias?

Têm várias opções. Podem comprar mais uma caixa extra com 200 fotografias impressas, ou podem simplesmente comprar impressões diretamente na galeria das fotografias do casamento que vos enviarei posteriormente.

6.


Podemos fazer a selecção das fotografias do álbum? E das impressas?

As fotografias impressas serão sempre uma selecção feita por mim. Quanto ao álbum, criarei o layout e design do próprio e enviar-vos-ei para vossa aprovação. Posso enviar o layout até 3 vezes. Mais que isso será cobrado um extra de 40€ por modificação.

7.


8.

Que tipo de equipamento tens? E se acontecer alguma coisa, tens de reserva?

Em digital o equipamento é todo da gama profissional da Canon e tenho dois corpos que utilizo com lentes diferentes. Se acontecer algo a um dos dois, tenho um extra como reserva.

Em analógica tenho vários corpos diferentes. Com o corpo em analógica da Canon posso utilizar as lentes todas da digital. Tenho também reflectores.

Corpos:

Digital: Canon 5D Mark IV, Canon 5D Mark III

Analógica: Contax 645, Leica M6, Leica M4, Canon 1V

Lentes:

Canon:

24-70 F2.8

24 F1.4

35 F1.4

50 F1.2

85 F1.2

135 F2

Carl Zeiss:

80 F2

Flash:

Speedlight 600 EX-RT


Quanto tempo antes devemos fazer a reserva para uma data de casamento? E para as sessões?

Para qualquer trabalho podem reservar até um dia antes. Não posso é garantir que tenha disponibilidade. Por isso o melhor é reservar o mais cedo quanto antes para não correrem o risco de já ter a data ocupada.

9.


A sessão de noivado é assim tão importante para o casamento quanto dizem?

Sim. É muito importante para me conhecerem e saberem como trabalho. Ficam automaticamente mais à vontade para o dia e já sabem o que esperar. No dia de casamento serão mais naturais, o que resultará em fotografias mais bonitas e genuínas. Para preços de sessões de noivado, enviem um e-mail.

10.


Fotografas fora de Lisboa?

Claro que sim! Fotografo pelo país inteiro, e se pedido, também no estrangeiro! Os preços serão apenas um pouco diferentes devido às viagens e alojamento.

11.


Ofereces o serviço de vídeo também?

Não, mas conheço empresas e videógrafos de grande qualidade que posso aconselhar, basta pedirem!

12.


E se algo acontecer e não puderes fotografar o nosso dia?

Neste caso SUPER improvável, falarei com uma lista de contactos de outros fotógrafos que me são de confiança e certificar-me-ei que terão um substituto. No caso infeliz de não haver ninguém que consiga substituir (ainda mais improvável), procederei com a devolução total do pagamento feito até ao dia.

Em todos os casos, será algo quase impossível de acontecer, por isso é algo com que não se devem preocupar. 

Se estiver doente, tomarei os medicamentos devidos e não será razão para faltar ao vosso dia.

13.


O que acontece se ultrapassarmos o tempo estipulado no dia de casamento?

Uma coisa que não quero que aconteça é estarem a olhar para o relógio preocupados se ultrapassam o tempo ou não. Por isso cabe-me a mim decidir quando tenho um trabalho completo ou não. Se sentir que tenho todas as fotografias importantes para contar a história do vosso dia, perguntar-vos-ei se ainda querem que fique ou se me posso ir embora. Caso queiram que fique mais uns 30min para tirar umas últimas fotografias, não vos será cobrado nada, claro. Mas caso queiram que fique mais umas horas, ficarei sem problema algum :) Cada hora extra tem um custo de 150€.

14.


E se quisermos modificar os pacotes de casamento? Podemos?

Claro que sim! Os pacotes são apenas definidos da forma que são porque é o que a maioria dos noivos prefere. Mas podemos modificar o que quiserem! É so pedirem, que modifico, e logo, logo vos enviarei os preços actualizados :)

15.


 O que é que devemos considerar ao te contratar?

Tendo em conta que prefiro o resultado do analógico, o meu estilo terá sempre isso como base. 

O analógico adora a luz natural. Aliás, lida melhor com a luz extrema do que o digital. E se querem fotografias como aquelas que costumo partilhar, é necessário haver ambientes e luz que proporcionem isso. Claro que em interiores escuros o resultado não será o mesmo. Farei sempre o meu melhor para obter o mesmo resultado, mas há vezes em que não depende de mim.

Cerimónias ao sol são também difíceis de se fotografarem, por isso debaixo de uma sombra será sempre preferível e acabarão por ficar mais favorecidos também (Não terão sombras duras debaixo dos olhos, na cara, etc)

Mas para algo mais específico falem comigo que tentar-vos-ei ajudar e aconselhar o melhor que conseguir.

16.